A, B, vamos ao C!

Olá pessoal!

Como explico no link  acima, em Consultoria de Imagem lidamos com a os aspectos Aparência, Bom Comportamento* e Comunicação de pessoas e empresas. Entretanto, tanto se fala da aparência que acabamos esquecendo dos outros componentes de nossa imagem. Tudo o que está ou vem de nós comunica; portanto, compõe nossa imagem. Veja o gráfico abaixo:

comunicacao pizzaO percentual de seu visual que corresponde ao entendimento que os outros terão sobre você justifica a preocupação com sua aparência, mas não o descaso com o resto! Então, como podemos melhorar nossa imagem ao falar? Ou mais especificamente, ao nos comunicarmos em inglês?

Como professora de inglês sempre tive imensa preocupação em ensinar meus alunos não apenas a gramática correta, mas principalmente a adequarem seu conhecimento às situações. Há momentos em que um erro é menos importante do que a própria intonação da voz! Isto sem contar que ao falarmos outro idioma, levamos junto os aspectos culturais do mesmo.

Vamos então a algumas dicas simples para uma imagem de sucesso ao falar inglês.

1a. Lembre-se, se o inglês não é sua primeira língua, a menos que você viva no país há algum tempo, não é natural usar gírias. Você corre o risco de aplicá-la em uma situação errada e ser mal entendido.

2a. Nunca traduza uma gíria ou expressão ao pé da letra. Melhor é usar o termo formal e garantir o entendimento. Você não quer sair por aí dizendo algo como “at the foot of the letter” ao invés de literally, certo?  (Aproveite, ria disso para não rirem de você depois!

3a. Evite misturar Português e Inglês ao falar com pessoas que possam entender os dois idiomas. Ao fazer isso usamos a estrutura de Português em Inglês e a ideia acaba confusa.

4a. O grau de formalidade em inglês é sempre um pouco maior que em Português, por isso, o uso de expressões como I’m sorry, Excuse me, Thank you,  Please nunca é exagerado. Agradeça sempre, mesmo que você tenha ouvido apenas “Have a good day”, e é claro, responda “You too”.

5a.  Cumprimente as pessoas sempre, mesmo dentro do elevador, mesmo na portaria, mesmo o porteiro. Se você verá essa pessoa novamente, nada melhor do que já ter a simpatia dela. Se não a ver, pelo menos ela já teve uma boa impressão sua.

Ser gentil abre portas!

E não ser, fecha muito mais!

Na verdade, estas duas últimas dicas deveriam ser usadas sempre, em qualquer idioma, e por todos.

Sabendo disso, faça as malas e boa viagem!

Se tiver alguma dúvida, entre em contato, vou adorar lhe ajudar.

*Em inglês usamos apenas Behavior, traduzi assim para fazer sentido usar a sigla ABC.

lici6.png